O grupo Cofares, líder espanhol na logística farmacêutica, quer agora crescer também em Portugal, estando aberto à participação dos farmacêuticos nacionais.

A Farmavenix, empresa do grupo, acaba de inaugurar uma plataforma logística no Montijo, que representou um investimento de um milhão de euros. Mas a ideia é atingir o break-even já no próximo ano, com uma taxa de utilização d 50%.

A nave logística tem uma área de 5 300 metros quadrados, com 11 metros de altura, permitindo a armazenagem de cerca de 4 100 paletes (com possibilidade de expansão até às 6 000). Está equipada para armazenar produtos farmacêuticos, cadeia de frio, substâncias psicotrópicas, logística inversa e embalamento secundário.

O grupo Cofares é uma cooperativa de distribuição de medicamentos e produtos sanitários, que agrupa mais de 9 500 farmacêuticos sócios cooperadores e tem como clientes mais de 3 000 farmácias. Um modelo negócio que se pretende replicar em Portugal.

“Somos um player aberto ao capital farmacêutico. A nossa estratégia em Espanha assenta neste modelo, que tem mostrado ser bastante positivo. Pretendemos replicar este sistema em Portugal, estando aberto a outros accionistas”, referiu a propósito Carlos González Bosch, presidente do grupo, na inauguração da plataforma do Montijo.

No ano passado, o grupo Cofares realizou um volume de negócios de 2,9 mil milhões de euros.

Comments are closed.