O Grupo Deutsche Bahn (DB) quer aumentar em 70% a carga transportada por ferrovia. O objectivo consta do programa “Strong Rail”.
A estratégia apresentada não fixa um horizonte temporal, mas é para ser concretizada “nos próximos anos”. Se bem sucedida, a DB Cargo aumentará a sua quota de mercado dos 18% actuais até aos 25%.
A nova estratégia assenta, desde logo, no aumento do material circulante, prevendo-se a compra de 300 locomotivas. Também os meios humanos serão reforçados com a contratação de mais de 100 mil colaboradores. Isso a par de uma crescente aposta no digital.
A aposta será também suportada por investimentos na infra-estrutura ferroviária, actual ou nova, de modo a permitir a realização de mais – e maiores – comboios.
Para atingir o seu objectivo, o Grupo DB contará, desde logo, com a DB Schenker. Mas diz-se aberto a parcerias com outros actores e outros modos de transporte – atá para reduzir a pegada ecológica e acelerar a transição energética: até 2038 pretende usar apenas energias renováveis.