Jorge Pimenta Maurício, até há pouco presidente da Enapor, é o novo vice-presidente do Grupo ETE para Cabo Verde.
Em comunicado, o Grupo ETE, liderado por Luís Figueiredo, afirma que a nova composição do Conselho de Administração para Cabo Verde representa “mais um passo” do “compromisso” com Cabo Verde, onde opera há mais de 30 anos e que passa por “contribuir para o seu desenvolvimento e responder com eficiência às necessidades das populações e dos agentes económicos”.
O Grupo ETE acrescenta que regista actualmente um “crescimento significativo” em Cabo Verde, onde conta já com três das suas seis áreas de negócio, nomeadamente no transporte marítimo de passageiros e carga, através da empresa CV Interilhas, liderada em 51% pela Transinsular, na logística e no sector dos agentes de navegação.
Estas áreas estão “representadas por empresas de direito cabo-verdiano e empregando mais de 250 profissionais, na sua maioria de nacionalidade cabo-verdiana“, lê-se no comunicado.
Para o presidente Luís Figueiredo, a nomeação de Jorge Maurício e o “reforço da equipa de gestão” em Cabo Verde, “reflecte a aposta na dinamização da actuação” do Grupo ETE no arquipélago, numa “nova fase de desenvolvimento” dos respectivos negócios.
“Reforçamos o nosso compromisso com Cabo Verde, que naturalmente fortalecerá a ligação a todos os clientes e parceiros, garantindo a total coesão das estratégias do grupo com os mercados que servimos e que, acreditamos, que resultará numa melhoria considerável da nossa proposta de valor, mas acima de tudo, num crescimento sustentado da nossa actividade“, afirma o líder do grupo, citado no comunicado.
Jorge Pimenta Maurício foi, até Julho passado, presidente da Enapor, a empresa pública dos portos de Cabo Verde, tendo desempenhado essas funções durante cerca de quatro anos. No seu curriculum consta também a presidência da Associação de Gestão dos Portos da África Ocidental e Central, e ter sido CEO do Porto do Mindelo.
Para além de Luís Figueiredo e Jorge Maurício, integram ainda o CA para Cabo Verde, Gonçalo Delgado e Andreia Ventura, administradores do Grupo ETE, e o actual CEO, Paulo Silva Lopes, como vogais.