O Grupo ETE, através da Transfluvial, renovou por sete anos o contrato de transporte fluvial de madeira para a celulose de Montes del Plata, no Uruguai.
A Transfluvial, detida pelo Grupo ETE e pelo grupo chileno Ultramar, opera no Uruguai desde 2011, e transporta anualmente cerca de dois milhões de toneladas de troncos de madeira para a fábrica da Montes del Plata, localizada em Punta Pereira, através do rio Uruguay.
O transporte é feito com uma frota de quatro barcaças – num sistema de rebocador e barcaça – sendo realizadas em média mais de 350 viagens por ano. Ainda no ano passado, a Navaltagus, também do Grupo ETE, construiu um navio mulfunções para a frota da Transfluvial.
“Ao realizarmos o transporte de madeira, por via fluvial, reduzimos em grande quantidade as emissões de CO2 produzidas pelo transporte rodoviário. As 4 barcaças que operamos no rio Uruguay contam cada uma, com uma capacidade de transporte de cerca de 5 000 toneladas, retirando o equivalente a 170 camiões da estrada que, por ano, percorreriam cerca de 24 milhões de quilómetros. São números encorajadores e que se traduzem naturalmente num grande benefício para o meio ambiente”, destaca, a propósito o administrador do Grupo ETE, Luís Figueiredo.
A renovação do contrato com a Montes del Plata, uma das maiores celuloses da América Latina é resultado da “eficiência operacional implícita na actividade no Uruguai, fruto da capacidade técnica – equipamentos adequados – mas acima de tudo das competências da equipa de gestão e das equipas especializadas que diariamente trabalham com rigor e profissionalismo, acompanhando as operações localmente“, sublinha Luís Figueiredo.