A Yilport Ibéria e a GS Marítima (Grupo Sousa) acordaram o controlo conjunto da Sotagus, concessionária do terminal de Contentores de Santa Apolónia, no porto de Lisboa.
O acordo sobre o negócio foi notificado à Autoridade da Concorrência (AdC), que terá agora de pronunciar-se. No comunicado emitido a propósito, é dito que a Sotagus é controlada pela Yilport.
O terminal de contentores de Santa Apolónia é um terminal multimodal, de contentores e carga geral, particularmente activo nas ligações com as regiões autónomas da Madeira e dos Açores e com a costa Ocidental de África, precisamente geografias onde o Grupo Sousa tem também um especial enfoque na área do shipping.
O Grupo Sousa é actualmente parceiro da ETE no TSA – Terminal de Santa Apolónia, que detém a concessão do Terminal Multipurpose de Lisboa (TML).
A Administração do Porto de Lisboa anunciou em tempo a intenção de avançar este ano com os concursos para atribuição das concessões dos terminais da margem Norte, ao invés de prolongar as existentes.
Porto de Lisboa sempre teve e quer continuar a ter uma gestão erratica e incompetente. Em vez de prolongar as concessões existentes na margem Sul e lancar novas por 60/75 anos na margem Norte, decide interrompe-las o que é ESTÚPIDO mesmo !