O Grupo Urbanos, fundado e liderado por Alfredo Casimiro, tem a partir de agora um novo CEO. Objectivo: consolidar as aquisições domésticas e reforçar a internacionalização.

João Pecegueiro, com uma carreira executiva nos grupos Marconi, Optimus e Brisa foi o escolhido para liderar “o novo ciclo de vida e de ambição do grupo” que impõe “uma maior qualificação de exigência ao nível dos seus quadris”, referiu a propósito Alfredo Casimiro, presidente da holding.

Pecegueiro, 46 anos, licenciado em engenharia electrotécnica, foi presidente executivo da Brisa – Operações e Manutenção e administrador-delegado da Via Verde Portugal.

O Grupo Urbanos é um operador de logística, que começou no mercado das mudanças e que no ano passado “deu o salto” para as actividades expresso com a compra da TEX, anteriormente detida pela CP.

Já este ano, em Junho, o grupo avançou com a primeira experiência de internacionalização, com a criação da Urbanos Marroc, numa parceria 70-30 com um parceiro local. A nova empresa representou um investimento de 4,5 milhões de euros, com a primeira plataforma a ser instalada em Casablanca.

Com 18 anos de existência, o Grupo Urbanos emprega cerca de 400 trabalhadores e no ano passado facturou 21 milhões de euros (um aumento de 40%).

Brasil e Angola são outros mercados-alvo para a internacionalização de um grupo que ainda em Março admitia abrir até 30% do capital, actualmente concentrado nas mãos de Alfredo Casimiro e família.

Comments are closed.