A GS Lines já investiu 14,4 milhões de euros na renovação da frota de contentores, adiantou Pedro Frazão, administrador do Grupo Sousa, ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
A GS Lines recebeu recentemente mais um lote de contentores novos, encomendados na R.P. China, dando assim continuidade ao seu plano de renovação dos equipamentos.
O plano de investimentos iniciou-se “em 2017” e até ao momento a companhia do Grupo Sousa já substituiu “2370 contentores”.
O investimento acumulado atinge os “14,4 milhões de euros [e foi] integralmente realizado com capitais próprios”, precisou Pedro Frazão.
As compras têm-se dividido por “contentores de vários tipos, em linha com as necessidades do mercado nacional e internacional onde operamos”, referiu o responsável, que todavia destacou que “uma parte significativa do reforço da frota está a ser feito em contentores HCPW, [High Cube Palet Wide] já que proporcionam vantagens económicas e funcionais aos nossos clientes”.
Além do mais, o investimento em curso permite à GS Lines operar preferencialmente com contentores próprios. Com as recentes aquisições, a frota supera já os 7 500 contentores.
Questionado sobre se estão previstas mais compras, Pedro Frazão limitou-se a dizer que “o plano está em curso e será ajustado em função da evolução da procura e das necessidades do mercado”.
A GS Lines (que resultou da integração da EN Madeirense, da Boxlines e da PCI) opera com sete navios, com uma capacidade de transporte de 6 778 TEU (o que lhe garante o 87.º lugar no ranking mundial da Alphaliner), nos tráfegos da Madeira e Açores, Cabo Verde e Guiné-Bissau.