Cerca de dois anos volvidos, a GS Lines está de volta ao top 100 das maiores companhias de transporte marítimo de contentores elaborado pela Alphaliner.
Por um se ganha e por um se perde, e os ranking valem o valem o que valem. Ainda assim, será de registar o regresso da GS Lines (Grupo Sousa) ao top 100 mundial, ainda que precisamente no lugar 100.
De acordo com os dados da Alphaliner, a frota da GS Lines tem uma capacidade de transporte de 6 463 TEU, distribuída por sete navios, seis próprios e um afretado. No início de Julho, a operadora anunciou a compra do “Jaime S”, “gémeo” do “Rebecca S”, com uma capacidade de transporte de 698 TEU.
A melhor classificação da companhia do Grupo Sousa neste ranking remonta ao final de 2021, quando chegar a ocupar o 88.º lugar, então com uma capacidade agregada de 6 778 TEU.
A reentrada no Top 100 da Alphaliner dever-se-á essencialmente ao “desaparecimento” de alguns concorrentes melhor classificados, seja por operações de fusões e aquisições, seja pela suspensão da actividade (sobretudo entre novos players que chegaram com a pandemia).