O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) propõe-se acolher um Laboratório Colaborativo na área da Logística, envolvendo, entre outros, a APDL, APAT, AGEPOR e Infraestruturas de Portugal.
O CoLAB LOGIN, como será denominado, “foi desenhado pelo IPG em parceria com empresas e com instituições públicas e privadas da área da logística e pretende juntar as empresas do sector e académicos para estudarem em conjunto as redes e os fluxos logísticos da região e do país”, refere a instituição de ensino em comunicado.
O CoLAB LogIN “estará focado nas necessidades do mercado, das empresas e do território, tendo reunido um grande consenso por parte das empresas, instituições e associações regionais e nacionais”, acrescenta.
E, na verdade, a iniciativa reúne um conjunto assinalável de entidades, públicas e privadas, do mundo académico e empresarial, como são os casos das universidades de Coimbra e de Aveiro (para além do IPG, claro), da APDL e da Infraestruturas de Portugal, da APAT, AGEPOR, APLOG, CPC, APP, Olano, Transportes Bernardo Marques, Coficab, etc.. Sem esquecer a Câmata Municipal local.
Uma vez mais, a iniciativa surge a propósito da instalação na Guarda de um porto seco, um projecto que ganhou recentemente um novo fôlego com a transferência para o Porto de Leixões da gestão do terminal rodo-ferroviário local da Infraestruturas de Portugal.
De resto, como sublinha o comunicado do Politécnico da Guarda, “a área da logística tem sido nos últimos anos uma grande aposta (…). O lançamento do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) e, mais recentemente, da pós-graduação em Logística, são exemplos do reforço na aposta formativa do IPG nesta área”. Não por acaso, vários dos promotores da pós-graduação reencontram-se agora no CoLAB LOGIN.