A Câmara Municipal da Guarda quer dar um novo impulso à Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE). Uma reunião com os agentes económicos está agendada para o próximo dia 20.
A plataforma logística da Guarda chama-se de Iniciativa Empresarial, mas o facto é que foi lançada pela autarquia e até ao momento poucas empresas atraiu para os 196 lotes disponíveis.
Para alterar a situação, a Câmara Municipal marcou para o próximo dia 20 uma reunião com os empresários da região, e desde logo com aqueles já estabelecidos na PLIE e os investidores que detêm lotes. Objectivo: discutir o futuro e apresentar a “nova plataforma logística”.
No entretanto, a autarquia já aprovou a criação de um parque TIR no perímetro da PLIE. As novas instalações deverão poder acolher até 130 pesados de mercadorias e disporão de serviços de acolhimento aos motoristas, além de vigilância dos veículos e cargas. O investimento previsto supera os 100 mil euros, segundo o presidente da autarquia, pelo que será candidato a fundos comunitários.
A ideia é retirar os camiões da cidade, criar melhores condições para o transporte rodoviário de mercadorias e dar um pouco mais de vida à PLIE.
A PLIE representou um investimento de 34 milhões de euros. Na sua génese esteve a Câmara Municipal e um grupo de empresários, tendo estado também envolvido o economista Augusto Mateus.
Integrada depois no projecto Portugal Logístico, arrancou em 2002 mas até ao momento não conseguiu atrair um número significativo de empresas, nem do lado de cá, nem do lado de lá da fronteira.