Segunda-feira, Maio 19, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Jaime Vieira dos Santos

    A cadeia logística como organismo vivo

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Greves: nem ruído, nem silêncio

    Descomplicar Inter e Multimodalidade

    Connections, connections, Connections

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Transporte de carga vs Poluição atmosférica

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Silopor: Importância do setor de cereais e oleaginosas na economia portuguesa

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    O fim da nação mais favorável

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Guerra comercial, incerteza e China ameaçam 2020

por T&N
02/12/2019
em Economia e Mercados
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
A guerra comercial, a incerteza da política comercial e o abrandamento descontrolado da China serão os principais “grandes riscos globais” em 2020, avisa a Crédito y Caución.

Segundo a seguradora de créditos, outros dos “grandes riscos globais” que ameaçam a solidez do crescimento e o comércio mundial no próximo ano, são uma política monetária desajustada e o aumento do preço do petróleo.

Em relação à escalada da guerra comercial, a seguradora refere que existe um “risco importante” dos Estados Unidos abrirem uma segunda frente contra a União Europeia (UE), o México e os países asiáticos, que apresentam um excedente em conta corrente com os EUA, quando Washington decidir, em breve, por questões de segurança nacional, a imposição de tarifas às importações de automóveis e componentes.

Lertambém

Exportações de componentes automóveis descem até Março

Exportações de componentes automóveis descem até Março

13/05/2025
AEP com empresas do setor agroalimentar na maior feira da América Latina

AEP com empresas do setor agroalimentar na maior feira da América Latina

12/05/2025

A medida provocaria represálias dos parceiros comerciais, gerando a segunda grande escalada na guerra comercial no espaço de poucos meses, defende a Caución y Crédito.

Como segundo “grande risco” para o crescimento em 2020, a seguradora considera a incerteza, que influencia fortemente o comportamento económico das empresas e das famílias, entendida como a dificuldade em prever a evolução da economia, e afectará outros acontecimentos como o ‘Brexit’ ou a crise institucional na Itália.

Referindo-se ao terceiro factor desestabilizador da economia mundial, a seguradora refere as dúvidas sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China, defendendo que “a guerra comercial atingiu o país asiático num mau momento”.

“A China lida com os elevados níveis de endividamento das empresas estatais e das administrações locais e com uma desaceleração controlada, enquanto caminha para uma economia baseada em mais consumo e menos investimento”, refere a seguradora, considerando que “a guerra comercial aumentou o risco de uma
desaceleração do PIB da China fugir ao controlo das autoridades e afectar directamente a economia mundial, dada a dimensão da economia chinesa”.

Até agora, as autoridades chinesas fizeram frente à guerra comercial usando medidas de política monetária e fiscal e permitindo uma ligeira desvalorização da moeda, adianta.

Outra fonte de riscos para o crescimento é o impacto de uma estratégia incorrecta por parte da Reserva Federal norte-americana, afirma a seguradora, lembrando que em Dezembro de 2018 viveram-se turbulências financeiras globais resultantes do peso que têm as decisões daquela organização em todo o mundo.

A possível recuperação dos preços do petróleo encerra a lista de “grandes riscos” para 2020 da Crédito y Caución, que defende que uma escalada nas tensões no Médio Oriente poderia conduzir ao aumento dos preços do petróleo que, a perdurar, reduziria o crescimento do PIB mundial.

Notícias Relacionadas

CE insiste nos riscos da “guerra” EUA-China
Economia e Mercados

Exportações da China sobem à conta das tarifas

14/04/2025
Tarifas dos EUA sobre navios chineses distorcem a concorrência
Marítimo

Tarifas dos EUA sobre navios chineses distorcem a concorrência

26/03/2025
Pequim tenta travar venda da Hutchison Ports
Marítimo

Pequim tenta travar venda da Hutchison Ports

17/03/2025
A seguir
GEFCO e Bergé criam líder em Espanha

GEFCO Portugal renova contrato com a FCAP

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto de Aveiro investe em subestação eléctrica

Porto de Aveiro investe em subestação eléctrica

19/05/2025
Novo porto das Flores ficará pronto em 2030

Novo porto das Flores ficará pronto em 2030

19/05/2025
CMA CGM perdeu metade das receitas no trimestre

CMA CGM lucrou mais 42% no trimestre

19/05/2025
Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2

Medway “poupou” 120 mil toneladas de CO2

19/05/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados