A Guimabus, concessionária dos transportes públicos no concelho de Guimarães, anunciou a chegada dos últimos quatro de 26 autocarros eléctricos adquiridos.
Os novos veículos da Guimabus, quatro mini-autocarros com uma lotação de 22 passageiros e uma autonomia de 120 quilómetros, começarão a operar até ao final do mês, nas linhas urbanas de Guimarães.
Com mais este reforço da frota, a concessionária concluiu um investimento de 12,5 milhões de euros em frota, comparticipados em oito milhões pelo POSEUR.
A Guimabus iniciou a operação no passado dia 1 de Janeiro, na sequência da vitória no concurso público internacional lançado pela Câmara de Guimarães para a concessão do serviço de transporte colectivo de passageiros no concelho, por um período de 10 anos.
A empresa opera com uma frota de 84 autocarros, dos quais 31% (os referidos 26) movidos a energia eléctrica, naquela que constitui a maior frota do país.
Com a sua frota eléctrica, a Guimabus prevê uma poupança de 460 toneladas de petróleo por ano e, claro, uma redução de 100% nas emissões de CO2.
“A Guimabus representa um salto enorme em termos da qualidade do serviço de transporte, proporcionando uma mobilidade amiga das pessoas e do ambiente”, sublinha Fernando Salgado, CEO da empresa, citado em comunicado.