A Câmara de Guimarães propõe-se lançar um serviço de transporte flexível de passageiros no segundo semestre de 2024, anunciou.
O novo serviço, complementar à rede de transporte público existente, será assegurado pela empresa municipal Vitrus Ambiente. O investimento previsto será superior a 3,5 milhões de euros, a pagar durante dez anos.
O serviço de transporte de passageiros flexível estará disponível sob reserva, através do telefone, site ou app, com os pedidos a terem de ser formulados até às 15 horas do dia anterior ao pretendido para agilização dos percursos e dos horários (apesar de existirem trajectos predefinidos e pontos fixos de recolha de passageiros).
A rede será composta por 10 zonas e dois circuitos. As zonas funcionarão entre as 20 e as 24 horas, com quatro a operar entre as 8 e as 20 horas, todos os dias do ano. Já os dois novos circuitos operarão durante os dias úteis, das 8 às 20 hioras, no interior da freguesia de Polvoreira, entre a N105 e a EM579, e na ligação entre as freguesias de Pencelo e Azurém, pela zona do Mourão.
No arranque, o transporte será assegurado por uma frota de três mini-autocarros 100% eléctricos.
“Acreditamos que a implementação deste sistema de transporte flexível trará inúmeros benefícios à nossa comunidade, não só em termos de acessibilidade e comodidade, mas também no que diz respeito à promoção de práticas mais sustentáveis no âmbito da mobilidade urbana”, sublinhou Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães, citada em comunicado.