A província basca de Guipúzcoa aprovou a cobrança de portagens para pesados em toda a extensão da A-14 e N-1.
Confrontadas com a contestação dos transportadores e as condenações dos tribunais, as autoridades de Guipúzcoa, ao invés de acabarem com a cobrança de portagens aos pesados, optaram por mantê-las e alargar a sua abrangência.
As Juntas Gerais de Guipúzcoa aprovaram esta semana uma nova Norma Foral que alarga a cobrança de portagens a toda a extensão da A-15 e N-1 no território, com isso resolvendo os problemas de descriminação dos transportadores de fora da província condenada pelo Tribunal Superior de Justiça do País Basco e pelo Tribunal Supremo.
A adptação das vias à cobrança das portagens, desde logo com a instalação de mais pórticos, representará um investimento de 25,3 milhões de euros e retardará a cobrança até ao final de 2022, princípio de 2023.
De acordo com a Norma Foral, o valor das portagens a cobrar variará entre os 22 cêntimos/km, para os veículos de mercadorias de entre 3,5 e 12 toneladas, e os 28 cêntimos/km para os de +12 toneladas.
Com a criação destas portagens, todas as auto-estradas e vias de alta capacidade da “rotunda de Guipúzcoa” – AP-8, AP-1, A-15, N-1 e A-636 – serão portajadas.