A Hainan Airlines, a maior companhia aérea privada chinesa, anunciou hoje a compra de 25% das obrigações convertíveis da TAP, por 30 milhões de euros, visando expandir as suas ligações aéreas na Europa e África.
O negócio, que foi feito através da Azul (companhia do brasileiro David Neeleman, que integra a Atlantic Gateway, accionista da TAP), permitirá ao grupo chinês aumentar para 23% os benefícios económicos que detém na empresa portuguesa.
Segundo um comunicado emitido em Fevereiro passado pela Hainan Airlines, o grupo compromete-se a realizar um empréstimo de 120 milhões de euros à companhia aérea brasileira Azul, destinado à compra de obrigações convertíveis da TAP a 10 anos.
No conjunto, a empresa assegurará 6,4% dos direitos de voto na TAP e 55% dos benefícios económicos, lê-se na mesma nota.
Além desse empréstimo, com maturidade de 181 dias e taxa de juro anual fixada em 14,25%, a HNA prevê mais um financiamento de 300 milhões de dólares à Azul, visando tornar-se accionista da empresa.
A Hainan Airlines é considerada o quarto maior grupo na China no setor da aviação comercial, com cerca de 630 rotas domésticas e internacionais por dia.