A Hamburg-Süd cotou-se em Abril como a companhia mais pontual no transporte marítimo de contentores à escala global, segundo o índice da SeaIntel.
Nos lugares imediatos do ranking global classificaram-se a Maersk Line e a APL. A MSC foi, de entre os 20 maiores players, aquele que registou a maior melhoria na pontualidade dos serviços.
Entre os 52 operadores cuja performance é monitorizada pela SeaIntel, dez alcançaram uma taxa de pontualidade global acima dos 90%, enquanto três conseguiram mesmo resultados de 100% em tráfegos específicos. Na inversa, seis operadores registaram resultados isolados abaixo dos 30%.
No barómetro da SeaIntel, são consideradas “on-time” as escalas que ocorrem até um dia a mais ou um dia a menos relativamente ao horário estabelecido.
Nas principais linhas de transporte marítimo de contentores a nível mundial, nas ligações ex-Ásia, a Maersk Line é considerada a companhia mais fiável, com índices de pontualidade de 96% no Ásia-Norte da Europa, de 95% no trans-Pacífico e de 91% no Ásia-Mediterrâneo.
O ranking mensal da pontualidade da SeaIntel é calculado a partir de uma amostra de 76 mil chegadas, de 2 300 navios, de 52 operadores, em 29 rotas em todo o mundo.