A Hamburg Süd baptizou ontem o “Santa Inês”, o último de dez navios porta-contentores da classe “Santa” encomendados aos estaleiros da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), na Coreia do Sul.

Tal como os seus navios-gémeos, o “Santa Inês” tem uma capacidade de 7 100 TEU, dispondo de tomadas de energia para 1 600 contentores refrigerados.

Quando for finalmente entregue, no final de Julho próximo, o “Santa Inês” será alinhado no serviço entre a Ásia, a África do Sul e a costa Leste da América do Sul, onde já operam os seus antecessores.

Nos últimos oito anos, a Hamburg Süd recebeu dos estaleiros da DSME mais de uma trintena de navios porta-contentores das classes “Monte”, “Rio”, “Santa”, “Bahia” e “Cap”.

Actualmente, o grupo Hamburg Süd ocupa a 13.ª posição no ranking mundial do sector, com uma quota de 2,5% da capacidade (411 291 TEU). Opera com uma frota de 102 navios, 43 próprios e 59 fretados, tendo ainda encomendados 29 unidades, com uma capacidade agregada de cerca de 183 mil TEU, segundo a Alphaliner.

O armador germânico anunciou entretanto o compromisso de reduzir em 26% as emissões de CO2 (por TEU de capacidade) até 2020. Para isso conta com os novos navios, mais eficientes em termos de consumos e de emissões e com maior capacidade de transporte.

Comments are closed.