O porto de Hamburgo pode agora receber mais e maiores navios porta-contentores, com a conclusão do alargamento do canal no rio Elba junto à foz.

O mais recente melhoramento para Hamburgo foi a conclusão de uma “passing box” com sete quilómetros de comprimento e 385 metros de largura, na secção do Elba entre Wedel e Wittenbergen, que permite o cruzamento de navios com uma largura combinada de 98 metros, reduzindo, assim, os atrasos causados ​​pela circulação alternada.

Além disso, o troço de 36 km da via navegável entre Wedel e a foz do rio Stor foi alargado para 320 metros (tinha 300 metros), permitindo que navios com uma largura combinada de 92 metros se cruzem ou se ultrapassem.

“Estamos no bom caminho, melhorando imediatamente as condições para escalas de mega-navios”, referiu, em comunicado, Axel Mattern, co-CEO de Marketing do Porto de Hamburgo.

Já no final de 2019, ficou concluída uma área de espera em Brunsbuttel, com facilidades de ancoragem para os navios que percam a janela de maré para navegarem em segurança.

Falta concluir o alargamento do Elba na aproximação e cruzamento de Hamburgo. E a dragagem de todo o canal para aumentar os fundos em -1 metro.

Os navios que fazem escala em Hamburgo estão sujeitos a inúmeras restrições ao longo dos 120 km do Elba entre o estuário e a entrada do porto.

Com a conclusão da melhoria das acessibilidades marítimas, os responsáveis germânicos acreditam ser possível mais do que duplicar o tráfego de mega-porta-contentores para cerca dos 2 800/ano.

 

 

Comments are closed.