O Porto de Hamburgo instalou o que diz ser o primeiro sistema totalmente automático de monitorização de contentores refrigerados. Desenvolvido pela austríaca Identec Solutions, o sistema está operacional, desde o final de 2016, no terminal C. Steinweg (Süd-West).

Monitoring Tag 2 © C. Steinweg

O sistema é o CTAS Reefer. Um dispositivo de monitorização é colado (um íman) a todos os contentores reefer que entram naquele terminal. Uma vez conectada, a etiqueta magnética envia, a cada 15 minutos, dados relevantes do contentor por sinal de rádio. Caso ocorram discrepâncias, é gerado um sinal de alarme automático.

“O CTAS Reefer é compatível com todos os modelos actuais dos fabricantes de contentores refrigerados, como a Daikin, Carrier, Starcool ou Thermoking. Ao contrário das soluções usuais de modem, esta é completamente independente”, indica, citado no comunicado do Porto de Hamburgo, o vice-presidente global de vendas para portos e terminais da Identex Solutions, Stephan Piworus.

O CTAS Reefer está ligado ao sistema operacional do terminal da C. Steinweg. Quando o contentor sai do terminal novamente, a etiqueta é simplesmente removida e usada para o próximo contentor que chegar. Todos os dados manipulados permanecem arquivados no sistema e podem ser recuperados no caso de inquéritos ou de seguro.

“O uso do CTAS Reefer permite a redução substancial de verificação manual e documentação de entrada”, explica Piworus. “A introdução múltipla de dados é desnecessária, praticamente eliminando quaisquer riscos de erros na gravação de dados. O C. Steinweg não só tem um registo ininterrupto do estado de um contentor refrigerado em toda a passagem pelo terminal, mas com o contentor a ser verificado a cada 15 minutos, também aumenta a segurança e a satisfação do cliente”, remata a mesma fonte.

 

 

 

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