Daimler Buses, MAN e Solaris fornecerão 530 autocarros eléctricos à Hamburger Hochbahn, operador de transportes públicos de Hamburgo.
O número concreto de unidades que cada companhia vai entregar ainda não está fechado. As entregas acontecerão entre 2021 e 2025. Os primeiros 140 autocarros eléctricos deverão ser entregues até ao fim de 2022.
A Daimler Buses fornecerá os Mercedes eCitaro e eCitaro G (articulado). Do lado do Solaris, estão na lista o Urbino 12 Electric e o Urbino 18 Electric (ambos com baterias de elevada capacidade Solaris High Energy e motores integrados no eixo motriz). Na MAN, a julgar pela oferta actual do construtor, o modelo a fornecer será o Lion’s City E (disponível nas versões simples e articulada).
Com cerca de 1 000 autocarros, a Hamburger Hochbahn AG opera 113 linhas com 1 353 paragens, transportando cerca de 214 milhões de passageiros por ano.
“Com a encomenda, estamos a lançar as bases para a conversão completa da nossa frota a tecnologias amigas do ambiente. Pela primeira vez na Alemanha, também aplicamos critérios de sustentabilidade no concurso. Com isso, pretendemos assumir uma responsabilidade global, além de local. Isto é um passo importante no caminho para uma verdadeira mobilidade verde e uma companhia neutra em termos climáticos”, referiu, citado em comunicado, o presidente do conselho de administração da Hamburger Hochbahn, Henrik Falk.