O porto de Hamburgo é o mais eficiente num estudo realizado Centro de Monitorização do Transporte Marítimo Mundial da CargoSmart sobre cinco dos maiores portos europeus.

O estudo incidiu sobre os portos de Algeciras, Antuérpia, Bremerhaven, Hamburgo e Roterdão e sobre o período de Março a Maio do ano corrente.

O porto de Hamburgo mantém-se como o porto mais eficiente da amostra (já o havia sido numa primeira análise, realizada em Novembro do ano passado), registando os tempos mais curtos de chegada e partida e sendo segundo no número de escalas, nos tempos de espera e nos tempos de atracação.

O estudo da CargoSmar indica que os cinco portos analisados reduziram os atrasos na chegada de navios entre Março e Abril e estabilizaram entre Abril e Maio. Algeciras destacou-se, passando de 32,08 horas de atraso em Abril para 15,94 em Maio, o melhor registo de todos no quinto mês do ano.

Por seu turno, Hamburgo teve o menor número de atrasos em Março e Abril, mas a média mensal passou de 20,39 para 24,93 horas.

O porto alemão e o holandês de Roterdão foram os que registaram mais tráfego nos três meses em análise. O primeiro recebeu cerca de 400 navios por mês e o segundo mais de 500, embora se deva notar que a maioria tinha uma capacidade de menos de 4000 TEU.

O tempo de espera para os navios que chegaram em ambos os portos é menor do que nos restantes casos, com uma média de 2,19 horas em Roterdão e 2,8 horas em Hamburgo. Em sentido contrário, Algeciras e Bremerhaven são os que registam o maior atraso, com 8,8 e 9,31 horas, respectivamente, apesar de terem de operar menos navios do que Roterdão e Hamburgo.

Em relação aos tempos de atracagem, o porto de Antuérpia registou os piores números, com 24,67 horas em Março, 25,2 horas em Abril e 23,32 horas em Maio, acima dos outros portos em quatro horas ou mais. Roterdão está em primeiro lugar neste caso, com uma média de 15,91 horas, seguida por Hamburgo, com 16,41 horas.

Em todo o caso, à medida que a proporção de mega-navios aumenta e o número de embarcações com capacidade de 4000 TEU diminui, os tempos de atracagem tendem a aumentar.

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