Depois de Roterdão, o porto de Hamburgo prepara-se para implementar no Verão um novo sistema tarifário para os navios, que também terá em conta os volumes movimentados.

No imediato, a autoridade portuário do porto alemão decidiu manter para o próximo ano os valores das taxas cobrados em 2010.

Para o Verão está prometido o novo sistema, que pretende ir ao encontro das sugestões de armadores e agentes de navegação. Actualmente, as taxas cobradas ao navio apenas variam em função do seu tamanho.

“Com o novo sistema todos beneficiaremos. Em tempos de forte crescimento as receitas dos portos irão crescer, e em épocas de crise os nossos clientes pouparão nos custos porque as taxas portuárias serão mais baixas”, comentou a propósito o director executivo da autoridade portuária de Hamburgo, Jens Meier, citado na imprensa internacional.

Outra mudança no tarifário prometida para o próximo Verão tem a ver com a concessão de “descontos” para os navios mais amigos do ambiente. Os cálculos serão feitos com base no Environmental Ship Índex.

Comments are closed.