O grupo Oetker, dono da Hamburg Süd, estará a ponderar vender a companhia, número sete mundial em termos de capacidade. A decisão ainda não estará tomada mas a venda poderá avançar ainda este ano.

Hamburg Sud

Tendo ficado de fora do processo de consolidação da indústria do transporte marítimo de contentores, o futuro da Hamburg Süd poderá muito bem passar pela venda, avança os media internacionais, citando fontes conhecedoras do processo. A companhia germânica não comenta.

A Hamburg Süd é controlada pela família Oetker (essa mesma, a das sobremesas!). Opera com uma frota de 117 navios, com uma capacidade agregada de quase 603 mil TEU. E tem encomendados oito navios apenas, num total de 30 400 TEU, de acordo com os dados da Alphaliner.

Apesar de ser a número sete mundial, a companhia é pequena face à fasquia do milhão de TEU de capacidade cada vez mais tidos como mínimo para garantir a competitividade no mercado mundial.

Não sendo uma sociedade cotada, a Hamburg Süd não publica os seus resultados. Em 2015 aumentou o seu volume de negócios em 17%,  com os volumes a compensarem as quebras dos fretes, mas nada se sabe sobre os seus resultados financeiros ou líquidos.

Ainda em meados do ano passado, a Drewry dava como muito provável a entrada da Hamburg Süd na Ocean Three, mas como se  sabe nem a Ocean Three resistiu às convulsões que entretanto afectaram o sector.

Uma aproximação entre a Hamburg Süd e a Hapag-Lloyd  também foi por mais de uma vez falada e chegu a ser negociada em 2013 mas as partes não chegaram a entendimento Entretanto, a Hapag-LLoyd está em processo de fusão com a UASC.

A Hamburg Süd é particularmente forte nos tráfegos Leste-Oeste, e nomeadamente nos tráfegos reefer.

 

Comments are closed.