A Hapag-Lloyd e a Seaspan Corporation acordaram a conversão de cinco navios porta-contentores com motorizações bi-fuel a metanol verde.
Os cinco navios a ser intervencionados são o “Seaspan Amazon”, “Seaspan Ganges”, “Seaspan Thames”, “Seaspan Yangtze” e “Seaspan Zambezi”, todos de 10 100 TEU de capacidade e todos em fretamento de longo prazo da Seaspan para a Hapag-Lloyd.
A adaptação de cada navio deverá demorar entre 80 e 90 dias. Os trabalhos iniciar-se-ão no primeiro trimestre de 2026. O investimento global previsto é de 120 milhões de dólares.
O retrofit dos navios para poderem operar a metanol verde inscreve-se na estratégia de descarbonização da companhia alemão, que está comprometida em reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa em cerca de um terço até 2030 e em alcançar emissões líquidas zero da frota até 2045.
A sustentabilidade é um dos cinco pilares da Estratégia 2030 hoje divulgada pela Hapag-Lloyd, e que no essencial visa manter a companhia entre os cinco maiores players mundiais, com mais serviços de transporte marítimo, mais terminais e mais serviços de apoio terrestre.
“O projecto de modernização do metanol é mais um passo na nossa ambiciosa agenda de sustentabilidade”, comentou Maximilan Rothkopf, Director de Operações (COO) da Hapag-Lloyd, citado em comunicado. “Ao permitir que essas embarcações usem metanol verde a partir de 2026, atenderemos à crescente procura dos nossos clientes por soluções de transporte verdes”, acrescentou.