A Hapag-Lloyd terá colocado junto de dois estaleiros chineses encomendas de até 30 navios porta-contentores, num investimento que poderá superar os cinco mil milhões de dólares.
A poucos meses de se mudar da THE Alliance para a Gemini Cooperation, onde se juntará à Maersk, a Hapag-Lloyd avança com um agressivo plano de expansão da frota.
A companhia germânica contratou com os estaleiros Yangzijiang Shipbuilding a construção de dez navios de 17 000 TEU (incluindo 1 600 reefers), dual fuel a GNL, com opção para mais cinco, ao preço unitário de 210 milhões de dólares.
Ao mesmo tempo, a Hapag-Lloyd escolheu a New Times Shipbuilding para construir dez navios de 9 200 TEU, também dual fuel a GNL, com opção para mais cinco, pagando 140 milhões de dólares por cada um.
Caso todas as opções sejam exercidas, as duas encomendas ascenderão a um investimento de 5,25 mil milhões de dólares e acrescentarão 393 mil TEU à capacidade de transporte da Hapag-Lloyd, reforçando o seu quinto lugar no ranking mundial.
De acordo com a Alphaliner, que ainda não considera estas encomendas, a Hapag-Lloyd detém uma capacidade de transporte de cerca de 2,2 milhões de TEU e tem encomendados 12 navios apenas, com uma capacidade agregada dfe 176 mil TEU.