A Hapag-Lloyd encomendou 24 navios porta-contentores junto de dois estaleiros chineses, num investimento de cerca de quatro mil milhões de dólares, anunciou.
Confirmaram-se, assim, em traços gerais, os rumores que circularam no mercado no início de Outubro, e que apontavam para a contratação pela Hapag-Lloyd de até 30 novos navios, incluindo opções.
De acordo com o comunicado hoje emitido, a Hapag-Lloyd contratou a construção de 12 navios de 16 800 TEU com o Yangzijiang Shibuilding Group, e outros 12 navios de 9 200 TEU com a New Times Shipbuilding Company. Num total de 312 mil TEU.
Os navios de maiores dimensões destinar-se-ão a aumentar a capacidade de oferta em serviços já existentes, enquanto os mais pequenos terão por fim substituir navios mais antigos, referiu a companhia.
Todos os navios terão propulsão dual fuel a GNL, podendo também operar a biometano, e serão amonia ready.
As entregas deverão acontecer entre 2027 e 2029. O investimento previsto é de quatro mil milhões de dólares.
A Hapag-Lloyd é número cinco mundial em termos de capacidade, com uma frota de 295 navios e 2,28 milhões de TEU. A sua carteira de encomendas soma agora 35 navios, num total de cerca de 364 mil TEU.
A partir de Fevereiro, lembre-se, a Hapag-LLoyd integrará a Gemini Cooperation com a Maersk, que também está compradora de novos navios.