A Hapag-Lloyd anunciou a compra de 30% do terminal de contentores de Wilhelmshaven, operado pela Eurogate.
O negócio, cujos valores não foram divulgados, envolve também a aquisição pela Hapag-Lloyd de 50% do terminal ferroviário do porto germânico do Mar do Norte.
Wilhelmshaven é o único terminal de contentores deep sea da Alemanha. Com uma frente de cais de 1 725 metros, fundos de -18 metros e 130 hectares de terrapleno de apoio, a sua capacidade atinge os 2,7 milhões de TEU anuais.
O porto começou a ser construído em 2008 e iniciou as operações em 2012, mas tem tido dificuldades em afirmar-se face à concorrência, desde logo de Hamburgo e Bremerhaven.
A Eurogate, que continuará a controlar a maioria do terminal de contentores e 50% do terminal ferroviário, estabelece, assim, mais uma parceria com um operador de transporte marítimo de contentores.
O operador germânico tem já joint-ventures com a APM Terminals, da Maersk, e a TIL, da MSC, em dois terminais de contentores de Bremerhaven.
O negócio agora anunciado deverá ficar concluído dentro de meses, dependendo das necessárias autorizações.