O Singapore Express, o primeiro dos 12 porta-contentores de +23 500 TEU encomendados pela Hapag-Lloyd, tem entrega prevista para 30 de Abril do próximo ano.
Encomendados no final de 2020 e meados de 2021, os doze navios serão construídos nos estaleiros da Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME), na Coreia do Sul. O primeiro será entregue a 30 de Abril de 2023 e o último a 31 de Dezembro de 2024, avançou Lutz-Michael Dyck, Senior Director Strategic Asset Projects na Hapag-Lloyd, numa entrevista interna.
O assentar da quilha do primeiro navio está previsto para 22 de Agosto próximo. Com 400 metros de comprimento e 61 metros de boca, aqueles serão dos maiores portas-contentores do mundo.
Serão também as primeiras unidades da Hapag-Lloyd construídas de raiz com uma motorização dual-fuel, com recurso ao GNL. Na entrevista, Lutz-Michael Dyck sublinhou a novidade e os desafios que representa, desde logo no que toca ao armazenamento e à utilização do GNL para alimentar os motores principal e auxiliares e as caldeiras.
Os primeiros seus porta-contentores já têm os nomes escolhidos. Além do Singapore Express, haverá o Manila Express, o Bangkok Express, o Mumbai Express, o Busan Express e o Hanoi Express.
A Gapag-Lloyd tem também encomendados cinco porta-contentores de 13 000 TEU a estaleiros da China e da Coreia do Sul, com a primeira entrega prevista para 31 de Agosto de 2023. Mas estes não serão dual-fuel, antes serão equipados com scrubbers.