O Brussels Express (ex-Sajir), da Hapag-Lloyd, é o primeiro grande porta-contentores do mundo a ser reconvertido para GNL.
O Brussels Express, de 15 mil TEU, saiu no passado sábado do estaleiro chinês de Huarun Dadong Dockyard, onde foi reconvertido, seguindo para Busan, a partir de onde retomará as operações ao serviço da Hapag-Lloyd.
A pandemia de Covid-19 atrasou o início dos trabalhos de reconversão no estaleiro de Xangai, de Maio para Setembro do ano passado. No entretanto, o navio foi dotado com um depósito de 6 500 m3 de GNL e o seu motor foi alterado para dual-fuel.
O custo total da reconversão está avaliado em 35 milhões de dólares. Mas o uso do GNL permitirá reduzir as emissões de CO2 em 15-30% e praticamente eliminar as emissões de dióxido de enxofre e de partículas.
O Brussels Express, então Sajir, entrou para a frota da Hapag-Lloyd aquando da compra da UASC pela companhia alemã. É um dos 17 da companhia desenhado já como GNL ready.
Entretanto, em Dezembro, a Hapag-Lloyd anunciou a contratação de seis navios de 23 500 TEU alimentados a GNL, num investimento de mil milhões de dólares.