Em Fevereiro, a Hapag-Lloyd foi a companhia mais pontual no transporte marítimo de contentores, de acordo com a Sea Intelligence.
Passada a surpresa da crise no Mar Vermelho, as companhias de transporte marítimo de contentores reajustaram as suas operações e o nível de fiabilidade dos horários anunciados aumentou, concluiu a Sea Intelligence no seu Global Liner Performance relativo a Fevereiro.
Em termos gerais, o nível de pontualidade aumentou 1,7 pontos percentuais face a Janeiro, para uma média de 53,3%.
A Hapag-Lloyd foi a companhia que mais melhorou (9,7 pontos percentuais) e com isso atingiu o primeiro lugar neste ranking particular, com uma taxa de pontualidade de 54,9%.
ONE, CMA CGM, MSC, HMM, Yang Ming e ZIM, por esta ordem, ficaram também acima dos 50%. Entre os 13 maiores operadores, a PIL teve o pior score, nos 45,3%.
O atraso médio dos navios também melhorou globalmente para os 5,46 dias, sensivelmente o mesmo de antes da crise, assinalou a consultora.
Se a situação melhorou em Fevereiro face a Janeiro, a verdade é que em termos homólogos o resultado foi ainda de uma deterioração de 6,9 pontos percentuais.
Nenhum dos armadores melhorou a sua performance face a Fevereiro do ano passado. Curiosamente, Maersk, MSC e PIL, que há um ano se destacaram com performances acima dos 60%, foram agora os que mais perderam.