A Hapag-Lloyd aceitou pagar dois milhões de dólares de multas por alegadas violações das regras de detention and demurrage (D&D).
Em comunicado, a Federal Maritime Comission (FMC) norte-americana sublinhou que o acordo e as multas aplicadas visam restaurar a “confiança absoluta” no sistema regulatório do transporte de mercadorias dos EUA.
“Temos de garantir que os poderosos transportadores marítimos cumprem o Shipping Act quando estiverem a negociar com os importadores e exportadores norte-americanos”, sublinhou o presidente da FMC, citado no comunicado.
“O caso agora concluído é apenas parte de uma investigação em curso sobre alegadas violações das regras da FMC, e em particular das regras de interpretação das taxas de detention & demurage”, acrescentou Daniel Maffei.
As multas agora acordadas entre a FMC e a Hapag-Lloyd decorrem da decisão do Tribunal Administrativo, de 22 de Abril passado, que decidiu uma penalização de 833,22 mil euros. Entretanto e curiosamente, a Hapag-Lloyd aceitou subir o valos para os dois milhões de dólares que serão agora pagos ao Tesouro norte-americano.
Em comunicado, a companhia germânica disse ” satsfeita” com o acordo, que cria “um entendimento comum sobre as futuras taxas de handling e detention & demurrage nos EUA”.