A Hapag-Lloyd terá apresentado uma oferta para comprar 40% da HMM, controlada pelo governo da Coreia do Sul e em processo de privatização.
A notícia foi avançada pelo “ShippingWatch” e até ao momento não foi confirmada nem desmentida. A Hapag-Lloyd não emitiu qualquer nota a propósito.
O possível interesse da Hapag-Lloyd na HMM tem sido falado nas últimas semanas. ainda que todos concordem ser muito difícil a Coreia do Sul abrir mão de um activo estratégico para estrangeiros, e ainda para mais um activo que foi salvo com dinheiros públicos.
Talvez por isso, a oferta germânica se fique apenas por 40% do capital, quando a posição detida por Seul se aproxima dos 60%.
A compra da HMM é vista pelos analistas como uma forma da Hapag-Lloyd garantir a manutenção entre os maiores players do mercado de transporte marítimo de contentores, depois de se ter atrasado na corrida aos navios de 24 mil TEU.
Olhando para as carteiras de encomendas dos principais players, a Hapag-Lloyd actualmente número cinco no ranking da Alphaliner, arrisca-se a cair para o sétimo posto, ultrapassada pela ONE e pela Evergreen.
Juntas, Hapag-Lloyd e HMM deteriam uma capacidade de cerca de 2,7 milhões de TEU, próxima da da COSCO, número quatro no ranking, apesar de a companhia chinesa ter uma carteira de encomendas bastante maior.