A HH Ferries colocou dois ferries eléctricos no serviço entre Helsingborg (Suécia) e Helsingör (Dinamarca). O Aurora e o Tycho Brahe são, de acordo com a companhia sueca,  os maiores ferries de passageiros movidos a bateria do mundo.

HH Ferries  tem os dois maiores ferries a baterias do mundo

A inauguração das embarcações assinala um marco para a estratégia verde da empresa, de acordo com a HH Ferries. O projecto reduz as emissões totais de CO2, NOx e partículas da companhia em 65% se os dois ferries de alta frequência forem carregados com electricidade “verde”.

Em cada porto, as estações de recarga terrestres automáticas equipadas com robôs industriais permitem, indica a companhia, o carregamento das 640 baterias de cada um dos navios em poucos minutos. As baterias estão localizadas no topo dos navios, juntamente com duas cabines para transformadores, conversores e sistemas de refrigeração.

A HH Ferries transporta diariamente até 50 000 passageiros e 9 000 automóveis pelo estreito de Öresund na rota Helsingborg-Helsingör.

O projecto de instalação de baterias nos navios Tycho Brahe e Aurora durou mais de três anos e custou cerca de 300 milhões de coroas suecas (29,1 milhões de euros), o que representa o maior investimento único do HH Ferries Group. A O projecto foi co-financiado em cerca de 120 milhões de coroas suecas (11,6 milhões de euros) pela União Europeia.

Mudança de nome para ForSea

A companhia sueca aproveitou o evento de lançamento das duas embarcações para anunciar que irá mudar a designação para ForSea.

A opção é justificada como um esforço “para mostrar que a jornada para se tornar na companhia de transporte mais sustentável da região é séria”.

“Com ferries a baterias, estamos a dar um grande passo na direcção de menos emissões, fumo e ruído. E não comprometeremos a eficiência ”, afirmou Johan Röstin, CEO do HH Ferries Group.

 

 

Comments are closed.