A HiFly não vai renovar o contrato de leasing do seu Airbus A380-800, e devolverá o icónico aparelho até ao final do ano, anunciou a companhia portuguesa.
A HiFly justifica a decisão com a redução drástica da procura por aviões de tamanha dimensão em consequência da pandemia de Covid-19.
Actualmente, apenas 15 companhias no mundo (incluindo a portuguesa) mantêm os A380, o maior avião de passageiros do mundo, nas suas frotas operacionais. A HiFly é a única operadora de wet lease a dispôr do aparelho.
Para substituir o A380, a companhia de Paulo Mirpuri aposta no reforço da frota de A330, mais pequenos e adequados à conjuntura actual. Curiosamente, aquando da recepção do primeiro A330neo adquirido à Airbus, em Setembro do ano passado, a HiFly anunciou a intenção de operar com mais A380, tal o sucesso da aposta.
Antes de ingressar na HiFly o A380-800 integrou a frota da Singapore Airlines. Como qualquer “gigante”, o aparelho deu nas vistas em todos os aeroportos por onde passou, também por causa da sua decoração peculiar, alusiva à campanha de protecção dos recifes de coral – “Not to late for coral reefs” – patrocinada pela Fundação Mirpuri.
Em plena pandemia, o A380 da HiFly chegou a ser convertido em cargueiro, com a retirada das cadeiras da classe Económica, o lhe conferiu uma capacidade de transporte de 300 m3 e perto de 60 toneladas.