O HMM Algeciras, a partir de hoje o maior porta-contentores do mundo, fará muito provavelmente uma única viagem antes de ser imobilizado por causa da Covid-19.
A HMM baptizou hoje, oficialmente, o HMM Algeciras, o primeiro dos 12 porta-contentores de 24 mil TEU encomendados em Setembro de 2018, e que doravante é o maior do mundo. A cerimónia, no estaleiro de Okpo da DSME, contou com a presença do presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, mas nem por isso o futuro imediato do navio será mais risonho.
A partir daqui o HMM Algeciras será alinhado no FE4, serviço da THE Allliace que liga a Ásia ao Norte da Europa e que actuamente é assegurado por 12 navios de 14 500 TEU da Hapag-Lloyd. Acontece que, face à quebra de volumes, a THE Alliance já anunciou a fusão do FE4 com o FE2, assegurado por 12 navios de 18 800 – 21 000 TEU, onde a HMM apenas detém 9% da capacidade.
Ou seja, o mais provável será que o HMM Algeciras não tenha lugar na actual oferta da THE Alliance e vá, assim, engrossar as fileiras dos navios imobilizados.
A HMM deverá receber até Setembro próximo os restantes 11 navios de 24 000 TEU, com os quais subirá no ranking das maiores companhias do mundo e reforçará a sua posição na aliança.