Contra a corrente do sector, a HMM anunciou um crescimento das receitas, dos resultados e das margens no primeiro trimestre do ano.
As receitas da HMM aumentaram 12%, em termos homólogos, para um total de 1,7 mil milhões de dólares, enquanto os resultados líquidos dispararam 63% para 350 milhões de dólares.
Os resultados operacionais atingiram os 300 milhões de dólares (mais 33% face ao mesmo período de 2023), com a margem operacional a fixar-se nos 17,5%.
“Os principais indicadores económicos são favoráveis, devido à procura consistente dos consumidores, incluindo a recuperação da economia dos EUA, o crescimento dos negócios online da China e a redução da inflação”, comentou a companhia sul-coreana.
Apesar dos resultados positivos, a HMM mantém a intenção de continuar a reduzir custos e a concentrar-se nos negócios mais lucrativos.
Nos planos da empresa estão a quase duplicação das frotas de porta-contentores, para a casa dos 1,5 milhões de TEU, e de graneleiros, para cerca dos 12,8 milhões de DWT.
O reforço do network é outra das prioridades, para prosseguir de forma isolada ou em parcerias (desde logo, com a compatriota SM Line).
O processo de privatização da HMM está por agora suspenso.