A HMM recebeu o último de 12 navios de 24 mil TEU que encomendou há dois anos. Trata-se dos maiores navios porta-contentores do mundo.
O HMM St Petersburg foi construído pela Samsung Heavy Industries (SHI) e entregue na sexta-feira (dia 11). O mega-navio junta-se ao navios-gémeos HMM Algeciras, HMM Copenhaagen, HMM Dublin, HMM Oslo, HMM Gdansk, HMM Hamburg, HMM Helsinki, HMM Le Havre, HMM Rotterdam, HMM Southampton e HMM Stockholm.
A SHI construiu cinco embarcações do lote, enquanto a compatriota Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering (DSME) construiu os sete restantes navios da série.
Com capacidade para 23 964 TEU, comprimento de 399,9 m, largura de 61 m, calado de 33,2 m e capacidade para navegar a uma velocidade de 22,4 nós, todos os 12 ULCV foram alinhados pela companhia sul-coreana na rota Ásia-Europa.
As embarcações estão equipadas com scrubbers e contam, de acordo com a HMM, com um design de casco optimizado e motores com eficiência energética. Os navios porta-contentores da classe 24K desempenham um papel importante no objectivo de longo prazo da HMM de atingir emissões zero líquidas na sua frota até 2050. A companhia pretende reduzir, até 2030, as emissões de carbono em 50% face aos níveis de 2008.
HMM quer um milhão de TEU até 2022
Com a chegada dos 12 navios de 24 mil TEU à frota, a HMM aumenta a capacidade total para mais de 700 mil TEU, conquistando o oitavo lugar no ranking elaborado pela Alphaliner.
O gigante sul-coreano espera receber mais oito navios porta-contentores de 16 mil TEU da Hyundai Heavy Industries no primeiro semestre de 2021. Com essas embarcações, a frota da HMM ultrapassará a marca dos 850 mil TEU. A companhia tem como objectivo atingir a meta de um milhão de TEU até 2022.