Contra as previsões mais pessimistas, a HMM diz ter conseguido encher todos os seus 12 navios de 24 mil TEU nas suas viagens inaugurais.
Apesar de terem sido lançados no mercado em plena pandemia, os novos porta-contentores de 24 mil TEU da HMM têm zarpado para as suas viagens inaugurais cheios. O último foi o HMM St. Petersburg, que saiu de Yantian no passado 30 de Setembro.
Apesar de terem uma capacidade nominal de transporte de 24 mil TEU, os navios da HMM transportam, em condições reais, não mais do que cerca de 19 500 TEU. No caso das 12 viagens inaugurais, as cargas efectivas variaram entre os 19 459 e os 19 621 TEU.
O presidente e CEO da HMM fala num “marco na expansão da nossa presença no mercado global, em estreita colaboração com a THE Alliance”.
“Vamos dar um grande passo em frente para provarmos do que somos capazes nos próximos anos”, reforçou Jae-hoon Bae, citado a propósito da estreia dos navios.
Na verdade, a restrita gestão da oferta de capacidade por parte dos armadores, e no caso dos membros da THE Alliance, permitiu compensar e superar a débil procura e encher os novos “gigantes” da HMM. Resta agora saber se será possível mantê-los a todos em operação, e a que preço.