A HMM anunciou hoje uma encomenda de nove navios porta-contentores alimentados a metanol.
Os novos navios da HMM, de 9 000 TEU, serão construídos pelos estaleiros da Hyundai Samho Heavy Industries (dois) e da HJ Heavy Industries (sete).
O valor dos dois contratos ascende a 1,1 mil milhões de dólares. As entregas deverão acontecer entre 2025 e 2027.
A HMM planeia alinhar os novos navios nos tráfegos da América do Sul e Índia.
A Maersk foi a primeira companhia a encomendar porta-contentores a metanol, mas entretanto juntaram-se a XPress Feeders, a CMA CGM, a COSCO e a MSC, entre outras.
Na verdade, o metanol foi, em 2022, a segunda opção dos armadores em termos de combustíveis alternativos, só superada pela GNL, de acordo com a DNV. E 2023 poderá ser o ano da sua afirmação como primeira escolha, admitem os especialistas.
A HMM apresentou ontem os resultados preliminares de 2022, ano em que conseguiu os maiores lucros de sempre, apesar da forte quebra experimentada no último trimestre.