A Hyundai Merchant Marine (HMM) uniu-se às também sul-coreanas Heung-A e Sinokor para formar uma aliança intra-Ásia. Com arranque previsto para Março, o consórcio HMM + K2 reúne companhias que ficaram de fora das novas mega-alianças.
Esta aliança intra-Ásia implicará, segundo um comunicado divulgado pela HMM, a partilha de navios, a troca e a compra de slots, podend incluir, no futuro, outros negócios, como investimentos portuários conjuntos.
As três companhias já têm um histórico de cooperação. No ano passado, uniram-se em vários serviços regionais, no seguimento do colapso da Hanjin Shipping.
A HMM tem acordos com a aliança 2M para a partilha de navios e de slots nas principais rotas Este-Oeste. A HMM indica que o acordo com Maersk e MSC será revisto no prazo de três anos, altura em que, caso a companhia sul-coreana melhore a condição financeira até lá, poderá tornar-se membro de pleno direito da 2M.
Antes disso, a HMM, que está a meio de um processo de reestruturação, fez uma tentativa falhada para aderir à THE Alliance. Com lançamento previsto para 1 de Abril, esta aliança irá agrupar a Hapag-LLoyd, K Line, MOL, NYK e Yang Ming.