A Hyundai Merchant Marine (HMM) confirmou hoje a intenção de encomendar 20 navios de +20 mil e de 14 mil TEU, para atingir uma capacidade de um milhão de TEU.

A companhia sul-coreana propõe-se comprar 12 porta-contentores de +20 mil TEU e oito de 14 mil TEU, para entrarem ao serviço a tempo das novas regras de emissões poluentes, em 2020.

Os novos navios serão equipados com filtros de emissões (“scrubbers”) ou com sistemas de propulsão alimentados a GNL. A decisão será tomada de acordo com o estaleiro construtor.

No imediato, a HMM iniciou hoje mesmo o processo de solicitação de propostas aos estaleiros potencialmente interessados no negócio.

A companhia justifica o timing com o recente anúncio do plano governamental da Coreia do Sul para o relançamento da indústria do shipping, e com a evolução recente dos preços de construções novas e da disponibilidade dos estaleiros.

Os novos navios integraram-se na estratégia para atingir um milhão de TEU de capacidade e para garantir a competitividade no mercado global através das economias de escala.

Além disso, a HMM aposta em desenvolver as sinergias entre o transporte marítimo e as actividades logísticas, para o que se propõe investir na expansão da rede global e em tecnologias.

Actualmente, a HMM é a n.º 12 mundial, em termos de capacidade de transporte de contentores, com uma quota de 1,6% correspondente a cerca de 343 mil TEU.

Comments are closed.