O sonho de Algeciras de ter um grande terminal de contentores na Isla Verde Exterior poderá, afinal, tornar-se realidade. A HMM, que ali opera, pondera expandir-se para os terrenos da fase B.

TTI Algeciras pode expandir-se para a fase B

A administração portuária da Baía de Algeciras já fixou as condições-base para que a Hyundai Merchant Marine (HMM) possa estender o TTIA para a área da fase B.

O processo foi espoletado pela própria HMM, que questionou a administração portuária sobre as condições para expandir a actividade.

A HMM, recorde-se, adquiriu o TTIA, um terminal de contentores semi-automático, na ressaca da falência da compatriota Hanjin Shipping.

A possibilidade de o TTIA se expandir para a fase B da Isla Verde Exterior de Algeciras esteve desde o início prevista no contrato de concessão. Mas a Hanjin, que ali operou desde 2010, desistiu da ideia com a crise do sector que acabaria por vitimá-la.

Desde então, o Porto de Algeciras tentou, por mais de uma vez, atrair interessados para aquele que seria o segundo terminal de contentores das Isla Verde Exterior (e o terceiro do porto). Sem sucesso.

A possibilidade de a HMM investir na expansão do TTIA é muito bem-vista pelo presidente do porto espanhol. “Voltaríamos ao ponto de partida, à opção preferida da autoridade portuária para a Isla Verde Exterior, isto é, um grande terminal – em vez de dois de menores dimensões -, mais viável tendo em conta a tipologia do tráfego de contentores no Estreito”, referiu Manuel Morón, citado nos media espanhóis.

O espaço disponível na fase B da Isla Verde Exterior compreende uma área de 30,5 hectares (37 hectares se se incluir a zona pública),  com uma frente de cais de 680 metros (prolongável em 130 metros) e com fundos de -18,5 metros.

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Este artigo tem1 comentário

  1. Por culpa exclusiva da MINISTRA DO MAR ANA PAULA VITORINO o porto de Sines vai perder mais 1 vez com porto vizinho de Algeciras a expansão do terminal de contentores, SRª MINISTRA VÁ EMBORA, VERGONHA