A Hyundai Merchant Marine (HMM) vai oficializar, no prazo de um mês, a encomenda de 20 mega-porta-contentores, sendo 12 de 22 000 TEU e oito de 13 000 TEU, avançam fontes sul-coreanas.

Os novos ULCV, que serão encomendados a estaleiros da Coreia do Sul e financiados com dinheiros públicos, duplicarão a actual frota da HMM, que assim ultrapassará a fasquia dos 700 mil TEU em termos de capacidade agregada.

Num recente discurso aos trabalhadores, o CEO da companhia, Yoo Chang-Keun, anunciou planos para duplicar o tamanho da frota da HMM até 2022. No ano passado, a companhia encomendou cinco petroleiros VLCC e dois porta-contentores de 11 mil TEU. Aumentou, além disso, os volumes movimentados de três milhões para quatro milhões de TEU.

Yoo indicou ainda no discurso aos trabalhadores que a HMM pretende, também, encomendar navios graneleiros.

Com o desaparecimento da Hanjin Shipping e a forte consolidação observada no sector marítimo nos últimos três anos, esta mega-encomenda, apoiada por financiamento estatal, é a afirmação de que Seul quer continuar a ter uma companhia de capitais sul-coreanos no mercado global de transporte marítimo de contentores.

 

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