A HMM apresentou hoje o seu plano estratégico para os próximos cinco anos, com investimentos de 11,5 mil milhões de dólares.
A HMM, que ainda há seis anos esteve na iminência da bancarrota, propõe-se agora investir forte em navios, terminais e infra-estruturas logísticas, para garantir o seu “crescimento perpétuo sob uma nova visão: uma companhia global líder e gerar valor sustentável para o mundo”, nas palavras do CEO.
No transporte marítimo de contentores, a companhia de Taiwan propõe-se aumentar a capacidade da sua frota, dos actuais 820 mil TEU para 1,2 milhões de TEU.
Actualmente, a HMM, oitava no ranking da Alphaliner, terá encomendados 14 navios, com uma capacidade agregada de apenas 176 mil euros.
Mas a aposta não se concentra no transporte de contentores, Também o negócio dos granéis deverá receber um forte impulso, com a frota de navios a passar dos 29 actuais para 55, prevê a nova estratégia.
Contas deitas, dois terços do investimento previsto de 11,5 mil milhões de dólares serão alocados à compra de navios, terminais (em localizações estratégicas) e outros activos logísticos (não especificadps).
O restante terá como destino projectos estratégicos de desenvolvimento futuro para assegurar a diversificação dos negócios, refere o comunicado emitido a propósito pela companhia.
Se há seis anos teve de ser resgastada pelos dinheiros públicos, hoje a HMM (como as demais) acumula lucros recordes:_ só no primeiro trimestre do ano corrente foram 2,4 mil milhões de dólares.