A Hyundai Merchant Marine (HMM) já escolheu os estaleiros que lhe vão construir 12 porta-contentores de 23 000 TEU e oito de 14 000 TEU, para serem entregues em 2020 e 2021.
A HMM ficou um bocadinho mais perto do objectivo de atingir uma frota de um milhão de TEU. A companhia sul-coreana já seleccionou os estaleiros que construirão 20 navios, coi uma capacidade agregada de 388 mil TEU.
Sete dos gigantes de 23 000 TEU serão construídos pela DSME e outros cinco ficarão a cargo da SHI. Já os navios de 14 000 TEU serão todos construídos pela HHI. Sem surpresa, todos os estaleiros são sul-coreanos.
Para já apenas foram assinadas cartas de intenções. A partir daqui haverá que discutir os termos finais dos contratos (nomeadamente os preços) e assiná-los.
Os navios de 23 000 TEU deverão ser entregues no decurso do segundo trimestre de 2020 e os de 14 000 TEU um ano mais tarde. Os primeiros serão alinhados no ÁSia-Norte da Europa. Os segundos operarão no trans-Pacífico. A HMM anunciou há dias a retirada do trans-Atlântico.
A HMM, agora a única companhia global da Coreia do Sul, ocupa o 11.º lugar no ranking da Alphaliner, com uma quota de mercado de 1,8% e uma capacidade de transporte de 391 mil TEU.