Ainda neste semestre, a HMM encomendará 12 navios de 13 000 TEU. E em 2025 deverá ter uma capacidade de transporte de 1,2 milhões de TEU.
Acabada de receber 12 porta-contentores de 24 000 TEU, a HMM vai avançar com nova encomenda de uma dúzia de unidades, mas agora de apenas 13 000 TEU. A notícia foi avançada no final de uma reunião que reuniu os ministros dos Oceanos e das Pescas, da Economia e Finanças e do Comércio, o CEO da HMM o presidente da KOBC, que financiará o negócio.
A forte representação governamental não deixa dúvidas sobre quem dirige a estratégia da HMM. O investimento massivo em novos navios visa criar as condições para que a companhia possa oferecer aos exportadores sul-coreanos opções de transporte competitivas.
O ministro dos Oceanos e das Pescas adiantou, de resto, que em 2025 a HMM deterá uma frota de porta-contentores com 1,2 milhões de TEU de capacidade. Precisamente para ser viável e competitiva, nomeadamente no trans-Pacífico.
Actualmente a HMM ocupa o oitavo lugar no ranking da Alphaliner, com perto de 751 mil TEU de capacidade. Crescer até aos 1,2 milhões de TEU será significativo, mas não o bastante para ganhar posições (a Evergreen, que a precede, tem 1,3 milhões de TEU na sua frota).