A HMM pretende praticamente duplicar a capacidade da sua frota de porta-contentores para a casa dos 1,5 milhões de TEU até 2030, anunciou.
Actualmente, a HMM opera opera uma frota de 74 porta-contentores, com uma capacidade agregada de 809 mil TEU, de acordo com a Alphaliner.
A companhia sul-coreana, que se propõe atingir 130 navios na sua frota até ao final de década, tem actualmente encomendados 23, com uma capacidade de 225 mil TEU, ainda segundo os dados da Alphaliner.
O reforço da frota da HMM visa, desde logo, ajudar a compensar o “desfalque” que representará para a THE Alliance a saída da Hapag-Lloyd para a Gemini Cooperation com a Maersk.
Ainda no âmbito da estratégia de médio-longo prazo anunciada, a HMM quer aumentar a sua quota de mercado, com o lançamento de mais rotas e serviços.
Nos planos está ainda o investimento em mais terminais.
Sem surpresa, a estratégia da HMM está alinhada com a do governo sul-coreano, que aposta em colocar as indústrias exportadoras do país a salvo de qualquer escassez de capacidade de transporte.
O presidente do país anunciou ainda este mês a intenção de dotar a Coreia do Sul com uma frota de dois milhões de TEU de capacidade até 2030. O governo de Seul está disponível para financiar os estaleiros e os operadores locais em vários milhares de milhões de dólares.