A Hyundai Merchant Marine (HMM) prepara para Abril o lançamento de um serviço Ásia-Europa, com tempos de trânsito mais curtos e servido por navios de apenas 5 000 TEU.

A nova oferta será independente dos serviços operados pela aliança 2M (Maersk Line + MSC), em que a HMM também participa fruto do acordo de partilha de capacidade estabelecido no final de 2016.

A primeira saída do serviço Asia-Europe Express (AEX) da HMM ocorrerá a 9 de Abril, avança o “The Loadstar” citando fontes do sector. O serviço terá alinhados navios da classe Panamax de cerca de 5 000 TEU de capacidade. Uma opção “estranha”, quando a regra no Ásia – Norte da Europa é operar com navios “gigantes”.

A companhia sul-coreana ainda não revelou detalhes completos da rotação e dos portos que servirão de hub para o serviço AEX.

A HMM pretende carregar os seus navios com cargas “time sensitive”, sendo de crer que os gigantes fabricantes de electrónica da Coreia do Sul apoiarão o serviço. No presente, os tempos de trânsito de Xangai a Roterdão numa rotação da 2M para um cliente da HMM podem chegar a 40 dias, sendo a média um pouco superior a 30 dias.

 

This article has 1 comment

  1. Era interessante que os portos de Leixões & Aveiro e Alcântara e Setúbal que apenas podem receber barcos pequenos (até 5000 TEU) conseguissem que esta linha fizesse escala em Portugal, era muitíssimo importante