A HMM terá encomendado 12 navios de 13 248 TEU, prosseguindo assim a sua estratégia de chegar rapidamente aos 1,2 milhões de TEU de capacidade.
A nova encomenda da HMM é falada entre os brokers internacionais, mas a companhia sul-coreana não a confirma. Um porta-voz disse ao “Loadstar” que estão a estudar encomendas, incluindo unidades de 13 mil TEU, mas que ainda não foi tomada qualquer decisão.
Segundo os brokers, porém, a HMM terá mesmo colocado a encomenda junto dos estaleiros compatriotas da Hyundai Heavy Industries e da Daewoo Shipbuilding. As entregas das novas unidades deverão ocorrer entre o final de 2024 e Setembro de 2025, acrescentam. Com elas, a capacidade da frota ascenderá a 1,12 milhões de TEU.
Sem surpresa, a encomenda, a confirmar-se, foi decidida sobretudo pelo governo da Coreia do Sul, empenhado que está em dotar a companhia de capacidade para assegurar o escoamento das exportações do país, nomeadamente no trans-Pacífico.
A HMM recebeu recebeu no ano passado 12 navios de 24 mil TEU, e conseguiu mantê-los sempre cheios, como salientou na apresentação dos resultados do exercício, quando obteve um lucro operacional recorde de 831 milhões de dólares.
Actualmente, a companhia tem encomendados apenas dois navios de 16 mil (os dois últimos de uma séria de oito). Mas ainda em Dezembro as autoridades sul-coreanas anunciaram a intenção de financiar mais 33 navios até 2025, num total de 250 mil TEU.