Nunca a HMM ganhou tanto num trimestre. Quem o diz é a própria companhia sul-coreana a propósito dos resultados do primeiro trimestre de 2022.
A história repete-se. Uma após outra, as companhias de transporte marítimo de contentores anunciam resultados recordes no primeiro trimestre, essencialmente à boleia da alta dos fretes. Agora foi a vez da HMM, que atingiu uma margem operacional de 64% (42% no período homólogo de 2021).
Entre Janeiro e Março, as receitas duplicaram, para 3,8 mil milhões de dólares, ao passo que os lucros operacionais mais do que triplicaram para 3,1 mil milhões de dólares.
A HMM não adiantou dados sobre os volumes transportados, mas pôs a tónica na gestão eficiente da capacidade e no aumento dos fretes, lembrando que o Shanghai Containerized Freight Index (SCFI) subiu 74,5% face ao primeiro trimestre de há um ano.
A companhia sul-coreana também não avançou previsões de resultados para o final do exercício, mas deixou alguns avisos, relativamente à volatilidade dos mercados nos próximos meses (ainda por causa dos confinamentos na China e a guerra na Ucrânia), aos efeitos das negociações dos contratos dos estivadores nos EUA, e aos efeitos da subida da inflação nis tráfegos Ásia-América do Norte.